Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

Como Rezar o Rosário?


Como rezar o Santo Rosário?

Reze o Santo Rosário comigo! 
“Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração.” Santa Teresinha, Doutora do Amor, rogai por nós!

“O Rosário é a mais bela de todas as orações, a mais rica em graças e a que mais agrada a Santíssima Virgem.” Papa São Pio X, Doutor da Ortodoxia, rogai por nós!

“Se quisermos, pois, ajudar as santas almas do purgatório, procuremos rogar por elas à Santíssima Virgem em todas as nossas orações, aplicando-lhes especialmente o Santo Rosário, que lhes dá grande alívio.” Santo Afonso Maria de Ligório, Doutor da Moral, rogai por nós!

“A prática do Santo Rosário é verdadeiramente grande, sublime, divina. Foi o Céu que vo-la deu para converter os pecadores mais endurecidos e os hereges mais obstinados.” São Luis Maria Grignion de Montfort, Doutor Mariano, rogai por nós!
 

 "A Santa Igreja sempre nos ensinou que o Terço é uma oração completa, pois abrange a oração vocal, a meditação e a contemplação dos mistérios de Deus. Nossa Senhora, nossa Mãe, em todas as ocasiões em que se dignou aparecer aos seus mais humildes filhos (La Salette, Lourdes, Fátima) sempre insistiu para que rezássemos todos os dias o santo Terço. Se é verdade que algumas pessoas encontram certa dificuldade em rezá-lo, também é certo que aquelas que conseguiram vencer estas dificuldades testemunham da riqueza de graças que descobriram ao passar a rezá-lo com freqüência. Nada mais saudável para as famílias do que reunir os filhos em torno da imagem de Nossa Senhora para dirigir a Ela nossas súplicas, no meio de tantas necessidades e perigos." Livro de Orações

Primeiro: faça o Sinal da Cruz + e invoque o nome da Santíssima Trindade.

Segundo: faça o Oferecimento do Terço: "Divino Jesus, eu Vos ofereço este Terço (Rosário) que vamos rezar contemplando os mistérios de nossa Redenção. Concedei-me, pela intercessão de Maria, Vossa Mãe Santíssima, as virtudes que me são necessárias para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências anexas a esta devoção. Ofereço-Vos particularmente este Terço... (Diga as intenções pela qual você reza esse terço)".

Terceiro: professe o Credo: "Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo. Nasceu da Virgem Maria, Padeceu sob Poncio Pilatos, Foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, Na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna, amém".

Quarto: Honra a Santíssima Trindade: reze 1 Pai Nosso, 3 Ave Marias (1 para fé, 1 para a esperança e 1 para a Caridade), em seguida 1 Pai Nosso e um 1 Glória (Pode inverter a ordem: Glória primeiro ou Pai Nosso primeiro).

"Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no principio agora e sempre, amém".

Quinto: Inicie a contemplação dos Mistérios: aqui você pode pegar as passagens bíblicas correspondentes aos Mistérios anunciados e lê-los, ou então se lembrar das passagens para uma breve meditação para em seguida começar a rezar.

Os Mistérios são:

Os Mistérios Gozosos:

Anunciação do Anjo a Nossa Senhora;
Visitação a Santa Isabel;
Nascimento de Jesus;
Apresentação de Jesus no Templo;
Perda e encontro do Menino Jesus.

Mistérios Dolorosos:

A agonia de Nosso Senhor no jardim das Oliveiras;
A flagelação de Nosso Senhor;
A coroação de espinhos;
Jesus carrega a Cruz ao Calvário;
A crucificação e morte de Nosso Senhor.

Mistérios Gloriosos:

A Ressurreição de Nosso Senhor;
A Ascensão de Nosso Senhor aos Céus;
A vinda do Espírito Santo;
A Assunção da Santíssima;
A Coroação da Santíssima.

Sexto: ao começar o Mistério reze 1 Pai Nosso, 10 aves marias, 1 glória e em seguida diga sempre no final de cada dezena: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos, livrainos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem".

Sétimo: você pode pedir a Intercessão de algum determinado santo que você tenha devoção, ao dizer o nome ou nomes, diga: "Rogai por nós".

Oitavo: após terminar de completar os 5 mistérios de cada grupo de "Mistérios", você diz: "Infinitas graças Vos damos, Soberana Princesa, por todos os benefícios que recemos de Vossas mãos liberais. Dignais-vos, agora e sempre, tomar-nos debaixo de Vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar, vos saudamos com uma Salve Rainha.

Nono: reze o Salve Rainha: "Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrima. Eia, pois a advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo".

Décimo: Reze a Ladainha da Santíssima:

"Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste que sois Deus,
tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus,
tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus,
tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das Virgens,
Mãe de Jesus Cristo,
Mãe da divina graça,
Mãe puríssima,
Mãe castíssima,
Mãe imaculada,
Mãe intacta,
Mãe amável,
Mãe admirável,
Mãe do bom conselho,
Mãe do Criador,
Mãe do Salvador,
Virgem prudentíssima,
Virgem venerável,
Virgem louvável,
Virgem poderosa,
Virgem clemente,
Virgem fiel,
Espelho de justiça,
Sede de sabedoria,
Causa da nossa alegria,
Vaso espiritual,
Vaso honorífico,
Vaso insígne de devoção,
Rosa mística,
Torre de David,
Torre de marfim,
Casa de ouro,
Arca da aliança,
Porta do céu,
Estrela da manhã,
Saúde dos enfermos,
Refúgio dos pecadores,
Consoladora dos aflitos,
Auxílio dos cristãos,
Rainha dos anjos,
Rainha dos patriarcas,
Rainha dos profetas,
Rainha dos apóstolos,
Rainha dos mártires,
Rainha dos confessores,
Rainha das virgens,
Rainha de todos os santos,
Rainha concebida sem pecado original,
Rainha elevada ao céu,
Rainha do sacratíssimo Rosário,
Rainha da paz,


Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,


tende piedade de nós. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Senhor Deus, nós Vos suplicamos que concedais aos vossos servos perpétua saúde de alma e de corpo; e que, pela gloriosa intercessão da bem-aventurada sempre Virgem Maria, sejamos livres da presente tristeza e gozemos da eterna alegria. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Décimo e primeiro: reze pela Intercessão de São José: "A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa santíssima esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com Seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda providente da divina família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus das ciladas de seus inimigos e de toda a adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente, e obter no céu a eterna bem-aventurança".

Décimo e segundo: Agradeça a Deus e à Santíssima por ter rezado tão sublime oração.


Observação: Após terminar cada Terço que equivale obviamente 1 terço (5 mistérios + 50 Ave Marias) do Rosário que contém 150 Ave Marias e os 15 Mistérios, você repete o processo, começando da primeira parte até a última. Você também poder incluir a Ladainha + Oração a São José em cada termino do Terço ou então fazer essas orações somente uma vez ao terminar de recitar todos os Santos Mistérios. Além disso, pode ser incluso também o Magnificat e a Oração a São Miguel Arcanjo ao longo do Rosário. 


Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel!

Comentários

Postagens mais visitadas