Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Da formação e desenvolvimento do Homem, a crise da virilidade de nossos tempos e outros assuntos

Da formação e desenvolvimento do Homem, a crise da virilidade de nossos tempos e outros assuntos. Por: Vinicius Martinez
Introdução.

Se podemos dizer que há um período na História Humana onde o Homem deixou de entender a si mesmo, esse período é o nosso. Vivemos num mundo desenvolvido tecnologicamente, mas precariamente os homens que participam desses tempos, não acompanharam o avanço das técnicas que por eles mesmos foram desenvolvidas.

É fato que vivemos numa sociedade apóstata que abandonou a Verdade e que se rendeu ao Liberalismo em todos os seus aspectos, o que por sua vez deu forças ao modernismo na religiosidade, assim como pavimentou a civilização ocidental para experimentar as tenebrosas revoluções sangrentas do século XX.

Por sua vez, nessa breve introdução, cito que o triunfo da tão má compreendida ideologia feminista, que embora muitos falem dela, não sabem que a mesma não é só uma simples demência do que chamamos de "Mundo Moderno".

Parafraseando a afirmação do Dou…

Sobre o Santo Rosário: os Salmos da Santíssima

Sobre o Santo Rosário: os Salmos da Santíssima.

Por: Vinicius Martinez

“Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração.” Santa Teresinha do Menino Jesus

“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário.” Papa São Pio X

Essa Santa Devoção surgiu por volta do século XIII, tempos onde a Cristandade vigorava em seu maior esplendor. Conforme a Tradição, a Santíssima apareceu a São Domingos de Gusmão — e deu a ele a missão de apresentar ao mundo o que viria a ser chamado de Rosário.

Essa preciosa devoção serviu não apenas como uma arma de santificação pessoal, mas também como uma arma efetiva no combate às heresias. Neste contexto ocorria a luta contra as heresias gnósticas, em especial, o Catarismo.

A Santíssima disse a São Domingos: “Quero que saibas que, a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico que é a pedra fundamental do Novo Testamento".

Ademais, o Saltério é os Salmos, com efeito, podemos chamar o Santo Rosário de "Salmos da Santíssima" e sendo os Salmos da Mãe de Deus, significa que por sua vez também é composto de 150 orações, assim como está configurado o livro sagrado.

Com efeito, o Santo Rosário é composto por 150 Ave Marias e não 200 como o Papa João Paulo II sugeriu, logo não há nada que nos faça aceitar e recitar o Santo Rosário da maneira como João Paulo II quis.

Ademais, diz o Papa em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (onde sugeriu os mistérios luminosos): “Considero, no entanto, que, para reforçar o espessor cristológico do Rosário, seja oportuna uma inserção que, embora deixada à livre valorização de cada pessoa e das comunidades, lhes permita abraçar também os mistérios da vida pública de Cristo entre o Batismo e a Paixão”.

A Santíssima pediu para que rezássemos exatamente dessa forma, sem nenhuma modificação em sua essência, é a palavra da Santíssima Mãe de Deus, ela jamais nos daria algo incompleto, que necessitasse de "atualizações".

Obviamente que ao longo das eras, o Santo Rosário foi modificado em questões acidentais, mas jamais a sua essência de Saltério foi alterada. Os Salmos exaltam a Deus através do que o Rei Davi exaltava, já nos Salmos da Santíssima nós exaltamos a Deus através da Santíssima.

Diz a Santíssima: "Rezar estas cento e cinquenta saudações angélicas, lhe disse, é uma oração muito útil, uma homenagem que me é muito agradável. E ainda melhor farão aqueles que recitarem essas saudações com a meditação da vida, da paixão e da glória de Jesus Cristo, pois essa meditação é a alma de tais orações".

Além disso, o Santo Rosário contém três tipos de mistérios, a saber, gozosos, dolorosos e gloriosos, com efeito, temos 50 Ave Marias distribuídos em cada tipo de mistério. Cada um desses tipos de mistérios são a representação fidedigna do Evangelho.

Nós contemplamos a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo: tudo que é essencial nos Evangelhos são contemplados nestes 15 mistérios. Logo temos a autêntica e ativa contemplação de nossa Fé, — eis do motivo de o Santo Rosário ser considerado a melhor oração e devoção depois da Santa Missa.

Diz o Doutor Mariano, a saber, São Luís Grignion de Montfort: "O Rosário, depois da Santa Missa é a melhor das devoções [...] Um dia Nossa Senhora revelou ao Bem-Aventurado Alano que, depois do Santo Sacrifício da Missa que é o mais importante, e que é o memorial vivo da paixão de Nosso Santíssimo Senhor, não pode haver devoção mais pura ou mérito maior que aquele do Santo Rosário, que é como um segundo memorial e a representação da vida e paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Ademais, a Santíssima em Fátima nos pediu para que rezássemos o Santo Terço todos os dias, ora, a que se entende por Terço senão que 1/3 (50) de um Rosário (150)? Fica evidente que o Santo Rosário foi de fato constituído essencialmente para ter 150 e não 200 Ave Marias.

Além disso, vejamos que há também símbolos extras a serem salientados, a saber, o fato de que o número três ou multiplicação em três sempre está presente, terço = 3, três tipos de mistérios, 3x50 que fazem alusão à Santíssima Trindade que é nosso Bom Deus.

De fato, caros irmãos e irmãs não deixem jamais de lado os seus terços, pois ele é a nossa melhor arma contra a carne, o mundo e os demônios. Com essa Santa Devoção podemos fazer grandiosas obras para promover o Amor de Nosso Senhor para todos os lados.

A Santíssima está ao lado de todos aqueles que recitam essa tão sublime devoção e certamente leva esses devotos ao seu Filho Santíssimo. Cabe a nós rezarmos pelo menos o terço todos os dias e sempre que possível o Rosário para o bem de nossas almas e de toda a Santa Igreja.

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel!

Comentários

Postagens mais visitadas