Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

Sobre o Santo Rosário: os Salmos da Santíssima

Sobre o Santo Rosário: os Salmos da Santíssima.

Por: Vinicius Martinez

“Pelo Rosário, podemos tudo alcançar. Segundo uma bela comparação, é uma longa cadeia que liga o céu e a terra: uma das extremidades está entre as nossas mãos e a outra nas da Santíssima Virgem. Enquanto o Rosário for rezado, Deus não poderá abandonar o mundo, pois essa oração é poderosa em seu coração.” Santa Teresinha do Menino Jesus

“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa Pátria, rezai todos os dias, em família, o Santo Rosário.” Papa São Pio X

Essa Santa Devoção surgiu por volta do século XIII, tempos onde a Cristandade vigorava em seu maior esplendor. Conforme a Tradição, a Santíssima apareceu a São Domingos de Gusmão — e deu a ele a missão de apresentar ao mundo o que viria a ser chamado de Rosário.

Essa preciosa devoção serviu não apenas como uma arma de santificação pessoal, mas também como uma arma efetiva no combate às heresias. Neste contexto ocorria a luta contra as heresias gnósticas, em especial, o Catarismo.

A Santíssima disse a São Domingos: “Quero que saibas que, a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico que é a pedra fundamental do Novo Testamento".

Ademais, o Saltério é os Salmos, com efeito, podemos chamar o Santo Rosário de "Salmos da Santíssima" e sendo os Salmos da Mãe de Deus, significa que por sua vez também é composto de 150 orações, assim como está configurado o livro sagrado.

Com efeito, o Santo Rosário é composto por 150 Ave Marias e não 200 como o Papa João Paulo II sugeriu, logo não há nada que nos faça aceitar e recitar o Santo Rosário da maneira como João Paulo II quis.

Ademais, diz o Papa em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (onde sugeriu os mistérios luminosos): “Considero, no entanto, que, para reforçar o espessor cristológico do Rosário, seja oportuna uma inserção que, embora deixada à livre valorização de cada pessoa e das comunidades, lhes permita abraçar também os mistérios da vida pública de Cristo entre o Batismo e a Paixão”.

A Santíssima pediu para que rezássemos exatamente dessa forma, sem nenhuma modificação em sua essência, é a palavra da Santíssima Mãe de Deus, ela jamais nos daria algo incompleto, que necessitasse de "atualizações".

Obviamente que ao longo das eras, o Santo Rosário foi modificado em questões acidentais, mas jamais a sua essência de Saltério foi alterada. Os Salmos exaltam a Deus através do que o Rei Davi exaltava, já nos Salmos da Santíssima nós exaltamos a Deus através da Santíssima.

Diz a Santíssima: "Rezar estas cento e cinquenta saudações angélicas, lhe disse, é uma oração muito útil, uma homenagem que me é muito agradável. E ainda melhor farão aqueles que recitarem essas saudações com a meditação da vida, da paixão e da glória de Jesus Cristo, pois essa meditação é a alma de tais orações".

Além disso, o Santo Rosário contém três tipos de mistérios, a saber, gozosos, dolorosos e gloriosos, com efeito, temos 50 Ave Marias distribuídos em cada tipo de mistério. Cada um desses tipos de mistérios são a representação fidedigna do Evangelho.

Nós contemplamos a Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo: tudo que é essencial nos Evangelhos são contemplados nestes 15 mistérios. Logo temos a autêntica e ativa contemplação de nossa Fé, — eis do motivo de o Santo Rosário ser considerado a melhor oração e devoção depois da Santa Missa.

Diz o Doutor Mariano, a saber, São Luís Grignion de Montfort: "O Rosário, depois da Santa Missa é a melhor das devoções [...] Um dia Nossa Senhora revelou ao Bem-Aventurado Alano que, depois do Santo Sacrifício da Missa que é o mais importante, e que é o memorial vivo da paixão de Nosso Santíssimo Senhor, não pode haver devoção mais pura ou mérito maior que aquele do Santo Rosário, que é como um segundo memorial e a representação da vida e paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo".

Ademais, a Santíssima em Fátima nos pediu para que rezássemos o Santo Terço todos os dias, ora, a que se entende por Terço senão que 1/3 (50) de um Rosário (150)? Fica evidente que o Santo Rosário foi de fato constituído essencialmente para ter 150 e não 200 Ave Marias.

Além disso, vejamos que há também símbolos extras a serem salientados, a saber, o fato de que o número três ou multiplicação em três sempre está presente, terço = 3, três tipos de mistérios, 3x50 que fazem alusão à Santíssima Trindade que é nosso Bom Deus.

De fato, caros irmãos e irmãs não deixem jamais de lado os seus terços, pois ele é a nossa melhor arma contra a carne, o mundo e os demônios. Com essa Santa Devoção podemos fazer grandiosas obras para promover o Amor de Nosso Senhor para todos os lados.

A Santíssima está ao lado de todos aqueles que recitam essa tão sublime devoção e certamente leva esses devotos ao seu Filho Santíssimo. Cabe a nós rezarmos pelo menos o terço todos os dias e sempre que possível o Rosário para o bem de nossas almas e de toda a Santa Igreja.

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel!

Comentários

Postagens mais visitadas