Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

A santidade exige compromisso na defesa da Fé

A santidade exige compromisso na defesa da Fé.

 Por: Vinicius Martinez

Todos os santos de todas as épocas do cristianismo estavam inseridos em crises, cada uma tendo suas peculiaridades e se analisarmos o proceder de todos, veremos que sem exceções — eles combateram os erros, pecados e heresias de seus respectivos tempos.

Hoje o amplo mercado de livros, cursos, palestras, vídeos e textos, etc, querem dar impressão de que é possível ser santo  sem um ativo combate contra as heresias de nossos tempos,  enfrentando a grande crise de Fé que assola o nosso tempo que se deu pelo Concílio Vaticano II.

É impossível ser santo sem ter o desejo de ser verdadeiro, corajoso e apto a defender a Fé custe o que custar — e isso quase ninguém diz, porque tremem de medo de falar mal do Concílio Vaticano II que é um assunto espinhoso.

Mas o fato é que ele foi a maior catástrofe que já aconteceu na História da Igreja, e essas pessoas cometem um erro grosseiro que é da covardia e da preguiça, não estão dispostos a gastarem seus tempos estudando o que de fato ocorreu — ou tampouco ir contra a maré de nossos tempos.

É muito fácil falar das crises e heresias que já foram vencidas no passado, o díficil é aceitar que assim como outrora lutaram os santos contra os erros, deve-se fazer o mesmo que eles fizeram — no presente em que vivemos. Há um grande incêndio devorando tudo que encontra pela frente e há quem trate esse incêndio como uma pequena fogueira e há quem sequer queira enxergar o incêndio.

Ora, quem ignora o seu dever de defensor e propagador da Fé comete um terrível erro e certamente demonstra ausência de Amor para com Deus e o próximo. Levar o próximo à verdade é o maior benefício que podemos fazer. Diferentemente do que muitos dizem, a ignorância não é uma bênção — senão que um grande crime, porque nosso fim é intelectual e esse fim exige grande disposição em aderir ao bem e condenar o mal.

A nova santidade propagada se consiste em simplesmente ser carismático, sorridente, ler livros, postar coisas bonitas, ser bonzinho com tudo e todos e deixar de lado os erros, pecados e heresias, mortificações, penitências e sacrifícios, etc.

Dessa forma é realmente muito fácil alcançar a santidade, ora, os céus é dos violentos e a violência se consiste na suprema disposição de abraçar o Verbo Eterno de Deus com toda força e viver conforme o seu desejo —, e certamente o ser bonzinho, passivo e calado é uma caricatura ridícula da verdadeira santidade.

Não devemos ser aquele tipo de pessoa repugnante, chata e moralista, do mesmo modo que não podemos ser liberais achando que é possível conciliar a vida em Fé com o que é mundano. É possível ser santo e alegre, mas é impossível ser santo sem ser corajoso e apto para fazer o necessário pelo que é certo.

Textos como este são extremamente inconvenientes para acomodados, não tende a fazer sucesso, porque só "amam" a verdade até o momento em que essa verdade os ilumina, mas tendem detestá-la quando começa a contrariá-los.

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel!

Comentários

Postagens mais visitadas