Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

Ter sido verdadeiro e sincero durante toda minha vida, expressando o que penso me custou um alto preço: aprendendo com São José

Ter sido verdadeiro e sincero durante toda minha vida, expressando o que penso me custou um alto preço: aprendendo com São José.
Por: Vinicius Martinez

Sucede que nossos pensamentos acabam que afastando as pessoas que mais desejaríamos ter ao lado, porque muito do que falamos pode simplesmente gerar repulsa, nojo e medo nas pessoas.

Ademais, ser silencioso aparenta ser uma das melhores formas para se viver, talvez ter demonstrado os meus pensamentos sobre tantas coisas tão precocemente tenha sido um dos meus maiores erros em vida — e que agora não há mais como voltar atrás senão aceitar as consequências de ter sido simplesmente como todo Homem deve ser: corajoso e verdadeiro.

O sensato para nós homens jovens é que simplesmente tenhamos bocas mais fechadas: falar menos e escutar mais, dizer menos e fazer mais, com efeito, abrir a boca apenas quando for realmente necessário.

Temos de ter muito cuidado ao revelar algo que pensamos para alguém, pois por mais que tenhamos um pensamento verdadeiramente nobre, o fato é que esse pensamento pode ser interpretado de forma errada — e com isso poderemos afastar uma pessoa que é querida por nós.

Ademais, é terrivelmente doloroso e díficil amarmos tanto alguém e não conseguirmos efetivar o nosso amar, pois perdemos aquilo que faria acontecer a adequação que é a pessoa amada.

Ademais, quanto ao silêncio, não me refiro à sua espécie ruim que permite a proliferação dos maus e sim do silêncio virtuoso que gera bons frutos, ademais, nenhum homem deve ficar calado diante do mal: somos chamados ao combate.

Ao analisar em profundo a vida da Santíssima e de São José vemos que ambos eram um casal extremamente silencioso, veja: a Santíssima era simplesmente a Mãe do Salvador — e não fazia questão alguma de ficar contando aos outros sobre isso, pois, ela é a Rainha de todas as Virtudes, ela era assim por causa de sua puríssima humildade, modéstia e prudência.

Saliento em especial a figura de São José por ser um Homem que era realmente silencioso, o mesmo também não ficava se gabando por ter a melhor Mulher da existência, — e ter sido escolhido por Deus para cuidar do próprio Senhor como pai adotivo: ele realmente apenas fazia o que tinha de fazer conforme a Vontade de Deus.

Embora eu já seja um Homem, o fato é que também sou jovem, pois, tenho apenas 21 anos de idade — e embora seja totalmente diferente de qualquer tipo de cara que tenha essa idade, também estou à mercê dos problemas típicos da juventude, a saber, na necessidade impetuosa de querer fazer tudo ao mesmo tempo, de querer acelerar as coisas, desejar que tudo aconteça segundo o meu tempo e vontade, de querer fazer demasiado esforço para demonstrar o quanto sou capaz disso e daquilo.

O fato é que reconheço que não devo ter pressa de fazer coisas incompatíveis com a minha idade e com o meu estado de ser, não há porque querer ser e demonstrar algo que não me é apropriado.

Embora tudo que eu postei de fato tenha sido fruto de meu desejo sincero de ajudar as pessoas a caminharem para a Verdade, seguindo o posicionamento do Mestre Angélico, a saber, Santo Tomás de Aquino que é o meu mestre que dizia: "Levar os homens à verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros. [...] Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la. [...] Afastai para longe de mim a dupla obscuridade na qual nasci: o pecado e a ignorância. [...] O amor é a alegria pelo bem; o bem é único fundamento do amor. Amar significa querer fazer o bem para alguém".

O fato é que não quero ser "intelectual" ou "pensador" como alguns pensam —, conquanto que eu realmente ame escrever e saber que meus débeis textos acabam ajudando as pessoas de certa forma, o engraçado é que até os 15 anos eu detestava ler e escrever, mas depois passei a amar o que detestava.

Ademais, se tenho grande conhecimento é algo totalmente acidental que surgiu por efeito de meu amor por Deus, pela Santíssima, pela Verdade, pela minha Religião, — em verdade, meu desejo de vida sempre foi demasiado simples, apenas quero amar e ser amado, com efeito, ter minha família, meu lar e meu emprego e ir a Santa Missa de Sempre e conseguir levá-los aos Céus e estar juntos na beatitude eterna —, simples, mas árduo.

No entanto, é fato que ainda que eu não deseje diretamente, acabo por agir como um "pensador" pelo fato de ter publicado em torno de mil páginas escritas de textos em um período muito curto de tempo, — ou desejar e resolver coisas típicas de homens com mais de 30 anos de idade que já são vividos, formados e que possuem responsabilidades maiores por terem que cuidar de suas esposas e filhos.

Ademais, sequer tenho uma família, é verdade que meu maior sonho é o matrimônio, pois, Deus desde a eternidade plantou em meu ser uma necessidade metafísica em minha existência de querer desejar com firme disposição ter uma família, e realmente creio que teria sido o melhor marido e pai desse mundo — depois de São José obviamente.

Ademais. —
Dizia o Mestre Angélico: "O primeiro degrau para a Sabedoria é a Humildade". A Sabedoria em primeiro lugar se refere ao próprio Senhor que é o Verbo Eterno de Deus, pois, pela Virtude da Humildade tornamo-nos capazes de reconhecer o Amor de Deus nas coisas criadas por ele, ademais, também conseguimos reconhecer que precisamos dele que é a razão de nosso ser e existência e, com efeito, começamos a desejar e então caminhar para o próprio Deus que vem ao nosso encontro.

Em segundo refere-se ao conhecimento propriamente dito das coisas sob o ângulo das causas primeiras, de forma profunda — e nisso se consiste o ofício de um sábio que é de compreender e ordenar, conforme dizia o Filósofo, a saber, Aristóteles.

Além disso, está inato no Homem o desejo de conhecer as coisas, e esse desejo só pode ser saciado quando se conhece a própria Sabedoria que é Deus, onde nossos corações podem repousar em definitivo — conforme dizia o Doutor da Graça, a saber, Santo Agostinho.

Com efeito, não posso alcançar a Humildade se antes eu não aprender a me colocar em meu devido lugar e se não posso ser humilde não posso ser digno de Deus, mas o fato é que eu quero Deus mais do que tudo, com efeito, quero imitar o Homem mais virtuoso que já existiu depois de Nosso Senhor Jesus Cristo (verdadeiro Homem e verdadeiro Deus), ou seja, me refiro a São José: o Justo, o Silencioso, o Castíssimo, o Patriarca e o mais importante: Esposo de Maria Santíssima, ademais, conforme um sábio já disse: "Ide a São José".

Por fim, o fato é que te digo: não seja como eu, porque simplesmente a minha forma de ser assusta as pessoas e, com efeito, só irá impedir ou atrapalhar ainda mais seus sonhos, pois não há mais espaço para homens do meu tipo nesse mundo —, e não posso ficar reclamando disso, devo apenas aceitar o fardo e continuar a seguir a Vontade de Deus — e defendendo os meus princípios.

Com efeito, viva como uma pessoa de sua idade e faça as coisas conforme a sua idade, busque a santidade, desenvolva-se, estude, trabalhe e um dia se for da Vontade de Deus e também obviamente da escolha da pessoa em aceitar a procedência divina, — quem sabe você possa ter a vida que tanto almejou ao lado de uma mulher e com ela construir uma família e caminhar juntos à Pátria Celeste.

Ademais. — Dizia o Sábio, a saber, Salomão: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu". Com efeito, não queira pular etapas, não queira fazer as coisas fora de seu tempo respectivo.

Viva a vida conforme ela deve ser e não como você acha que deveria ser, sigamos o exemplo de São José que reconhecendo os sinais da Vontade de Deus conforme nos é relatado nas Escrituras, obedeceu aos desígnios divinos em seu virtuoso silêncio ao lado da Santíssima.

Sejamos verdadeiramente homens em todos os aspectos: sendo verdadeiros, corajosos e fortes, desejando e fazendo o bem sempre e trabalhando para que todas as coisas sejam restauradas em Cristo, mas não deixemos de reconhecer os nossos respectivos lugares na sociedade a qual pertencemos.

Não me arrependo de ter feito o que fiz, pois, não fiz nada de errado, apenas amei e por ter amado —, distribui o meu amor por via de meus talentos intelectuais, no entanto, essa via intelectual para exercer um pouco de meu amor ainda não é compatível com o meu estado atual, pois não é a minha hora de ser o que sou — ainda.

Finalizo essa fase de minha vida em Paz com a firme esperança de ter feito o que era certo e desejo estar na presença do Altíssimo Senhor Jesus Cristo: Rei dos Reis e meu Salvador e da Santíssima Mãe de Deus: Rainha Celeste e minha Mãe e também em união com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana: Esposa de Nosso Senhor e na companhia do Glorioso São José e de meu fiel Anjo da Guarda, por fim saúdo-vos irmãos de Fé!

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel!

Comentários

  1. Meu caro, também sou um jovem adulto (tenho 23 anos) e sinto-me em situação parecida com a sua. Tens a minha eterna gratidão por prover esses textos e instigar pensamentos e reflexões sobre a importância de mantemo-nos fortes e altivos, sempre esperançosos e atentos aos desígnios de Deus em nossos caminhos, e também por dar tal palavra de apoio para outros irmãos - que a cada dia possamos nos tornar homens que sejam uma verdadeira fortaleza e fonte de amor e alento para nossas esposas e filhos, assim como pessoas que nos são tão caras nesta vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Deus lhe abençoe! Ave Maria Santíssima!

      Excluir

Postar um comentário

Qualquer dúvida entre em contato conosco! Envie-nos uma carta e tretaremos de remover sua dúvida, também você pode entrar em contato diretamente comigo (Vinicius) em meu perfil no Facebook que está no Menu do site. Cordialmente - Vinicius Martinez - OCCTS-GM

Postagens mais visitadas