Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

Da Batalha pelo Amor: o Homem em busca de sua alegria que se chama Mulher e Filhos e sua Felicidade que se chama Deus, a glória e a dor e outros assuntos

Da Batalha pelo Amor: o Homem em busca de sua alegria que se chama Mulher e Filhos e sua Felicidade que se chama Deus, a glória e a dor e outros assuntos.

Por: Vinicius Martinez

 
"A coisa mais extraordinária do mundo é um homem comum, uma mulher comum e seus filhos comuns." G.K. Chesterton

As palavras do Escritor traduzem exatamente o meu pensar: que há de mais extraordinário nesse mundo que uma família? Ademais, sempre digo "A família é a antecâmara da beatitude eterna".

Além disso, dizia o Escritor: "Ser fiel a uma única mulher é um preço pequeno demais se comparado a algo tão grande, como ter uma mulher". Com efeito, de fato é grandioso ter uma mulher ao lado e amá-la com toda sua força para sempre, no entanto, o problema está: quem hoje deseja apenas uma família comum e que tipo de homem consegue uma boa mulher?

É inato no Homem o desejo de multiplicar-se, ou seja, procriar após integrar-se na unidade com a Mulher que ele ama por via do Santo Sacramento do Matrimônio — que torna dois seres numa unidade real. Nós homens só encontramos respeito e dignidade ao sermos maridos e pais.

Ademais. — Dizia o Escritor: "O casamento é um duelo mortal que nenhum homem honrado deve rejeitar". É factual que todo Homem Honrado deseja com toda sua força ter uma família.

Ademais. — Dizia o Educador, a saber, Platão: "Só pelo amor o homem se realiza plenamente. [...] Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama".

Ademais. —
Dizia o Filósofo, a saber, Aristóteles: "O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição".

No entanto, é deveras sabido caros irmãos desconhecidos que boa parte de nós homens ficaremos muitos anos de nossas vidas solteiros, com efeito, sofreremos pela ausência do pedaço que nos torna únicos.

Sucede que quanto mais pensamos em preencher esse vazio que realmente existe — e que só pode ser preenchido em partes pelo amor que se recebe com a conformidade entre o Homem e Mulher numa relação.

Além disso, ainda que nossos corações sejam de certa forma preenchidos pela presença do amor feminino, o fato é que isso não significa que o amor dessa mulher irá dizimar suas carências. Nós homens não devemos ser carentes, — temos de ser aqueles que removem as carências dos outros e a carência é uma propriedade do feminino. Com efeito, sê Homem sem carências primeiro antes de desejar o amor de uma Mulher que não deve ser sua Mãe.

É claro que aqui não estou dizendo que não podemos ser de certa forma sensível, ademais, não somos seres sem sentimentos, nós também nos ferimos e muito —, e diferentemente do que muitos dizem, somos mais fracos afetivamente que as mulheres.

Somos arrogantes e mentirosos ao dizer que não somos, porque no fundo sabemos que somos, senão não teríamos tanta necessidade de aprovação delas, ao querermos demonstrar e provar os nossos valores e qualidades para que elas falem que somos incríveis. Ademais, muitos de nós não admitimos, pois sabemos que a fraqueza afasta as mulheres, mas a fortaleza as chama.

O problema realmente está quando o Homem torna-se efetivamente sensível o que não é próprio do Homem, há momentos em que temos de ser sensíveis e outros que devemos ser mais rígidos que uma rocha, — e como já dizia o Filósofo: "Virtude encontra-se no meio".

Quanto à arrogância, ela deve ser curada pela Humildade, no entanto, em que se consiste ser humilde? Segundo a Doutora da Alma, a saber, Santa Teresa D´Ávila: "Humildade é verdade". Logo, ser verdadeiro é ser humilde.

Sucede que quanto mais nos preocupamos em encontrar a nossa tão amada esposa mais distante torna-se esse sonho —, e com isso mais sofrimentos. O sensato é ignorarmos de certa forma essa necessidade existencial de termos uma mulher ao lado.

Devemos simplesmente aplacar essa dor colocando no lugar dela outras coisas: temos de continuar a focar no desenvolvimento de nossas vidas, nos alimentando do Amor de Deus.

É claro que a Mulher que recebe vosso amor não será jamais deixada de ser amada, porque quem ama uma vez alguém, sempre amará esse alguém, com efeito, dizia o Doutor Místico, a saber, São João da Cruz: "Amar não cansa e nem se cansa".

Ademais. — Dizia o Dramaturgo, saber, William Shakespeare: "O amor só é amor, se não se dobra a obstáculos e não se curva às vicissitudes, é uma marca eterna que sofre tempestades sem nunca se abalar".

Não podemos ficar estagnados no tempo esperando por algo que talvez não aconteça, ademais, não sabemos o dia do amanhã e o mais importante é conquistarmos o Amor de Deus para que consigamos a nossa finalidade última que é a contemplação da Verdade.

Nós fomos feitos para sermos ativos, o nosso ser é exercitado pela ação, não podemos estar ociosos, — temos de buscar a Sabedoria que é Deus mesmo e o primeiro degrau começa pela Humildade, como já dizia o Mestre Angélico, a saber, Santo Tomás de Aquino.

Ademais. — Dizia o Filósofo: "É ofício de o sábio ordenar as coisas". Com efeito, temos de ordenar a si mesmos e depois as coisas que estão ao nosso alcance, neste caso encontra-se o desenvolvimento pessoal do Homem que deve ser constante — não podemos parar jamais. Ademais, dizia o Doutor da Graça, a saber, Santo Agostinho: "Conhece-te, aceita-te, supera-te".

Se acaso o nosso trilhar estiver em sintonia com o trilhar de uma mulher, significa que acontecerá cedo ou tarde o encontro. Com isso ambos devem trilhar o caminho juntos para a finalidade máxima — que é sempre Deus, no entanto, se não acontecer que encontremos uma companheira para ser a nossa Auxiliadora que nos fará olhar direto ao Divino e com isso nos ajude no caminhar para Deus por via do matrimônio.

Paciência! Temos apenas de aceitar as coisas como elas devem ser, e não podemos esquecer que a vida aqui é passageira — e que embora possamos gozar de certas alegrias, ainda assim estamos inseridos no Vale de Lágrimas e o fato é que nem todos nós teremos os nossos sonhos e desejos realizados.

Ademais. — Não deixemos que a ansiedade nos domine e com isso tenhamos demasiada pressa em fazer as coisas, temos de ser pacientes, porque como já dizia o Dramaturgo: "Deus não fez tudo num só dia; o que me faz pensar que eu possa?".

A verdade é que aqueles que mais enxergam a dignidade do Santo Matrimônio e que defendem essa belíssima vocação são os que mais hão de ser rejeitados, — porque ao que tudo indica quanto mais um Homem defende o matrimônio, mais ele repele possíveis pretendentes.

Dos motivos de isso acontecer, não cabe a eu dizer a fundo neste texto, senão dizer às palavras que Deus Pai disse à Doutora do Conselho, a saber, Santa Catarina de Sena: "Tudo quanto quero ou permito tem uma finalidade: que atinjas a meta para a qual vos criei".

A questão é que é um fato e muitos homens simplesmente não conseguem conviver com esse fardo pesado de não serem amados ainda que possuam em seus corações demasiado amor a ser distribuído.

Com isso, alguns acabam por padecer tanto na dor que acabam convertendo-a em uma terrível coisa que toma seus corações de tal forma que os torna verdadeiros monstros que odeiam tudo e a todos: inclusive deixam de amar, o que mostra que na verdade nunca amaram, — senão que estiveram sobre fortes efeitos de uma paixão que eles confundiram com amor.

Não odeie o teu próximo por revolta de tuas misérias, não ouse em machucar aquela que um dia tu disseste a ti mesmo que daria tua vida por ela, aceite que ela não te escolheu, conquanto que Deus tenha desejado a vossa união —, comproves o teu amor rezando por ela sempre.

Lembre-se de todos os homens que em diversas eras que assim como nós: sonharam em ter uma família, mas deixaram esse mundo sem um herdeiro de seu nome, porque deram suas vidas em guerras para que seus semelhantes pudessem viver. O homem que não é capaz de sacrificar-se pelo bem dos outros, ainda não se tornou verdadeiramente Homem.

Ademais. — Dizia o Fantástico, a saber, J.R.R. Tolkien: "Não existe triunfo sem perda, não há vitória sem sofrimento, não há liberdade sem sacrifício [...] Não devemos nos questionar porque algumas coisas nos acontecem e sim o que podemos fazer com o tempo que nos é dado".

Com efeito, não posso dizer para você que não irá doer caro leitor desconhecido, pelo contrário, se você for assim como eu que tem um desejo infinito de amar apenas uma única mulher — e com ela formar uma família e juntos caminhar aos Céus, em verdade, iremos sim sofrer bastante.

Mas há uma boa notícia a te dar: embora muitos de nós não iremos conseguir ter a nossa amada, o fato é que talvez amanhã ou daqui um mês ou um ano estejamos acompanhados e rindo da época em que pensávamos que nunca teríamos, — não deixe que as esperanças morrerem em vão.

Ademais. — Dizia o Doutor da Graça: "Nada estará perdido enquanto estivermos em busca. [...] Enquanto houver vontade de lutar haverá esperança de vencer. [...] A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las".

Dizia o Filósofo: "O homem solitário é uma besta ou um deus". Com efeito, nem mesmo Aristóteles por falta da Revelação poderia imaginar que nem mesmo Aquele que é, — é só, em verdade ele é comunhão, porque são três em um, sucede que a solidão é algo totalmente contrária ao ser e se nem mesmo Deus é só, — imagine nós meros mortais vivermos sem a companhia de um Amor que é tão perfeitamente expressado pela união de um Homem e de uma Mulher.

Somos animais políticos e isso significa que temos a necessidade existencial de fazer parte de uma Pólis — como o mesmo dizia. Ademais, dizia o Doutor da Graça: "Necessitamos um do outro, para sermos nós mesmos".

Realmente temos o desejo de ter uma esposa para que com ela possamos efetivar a nossa vocação de povoar a terra e os céus, conforme o desejo do Pai: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra".

O fato é que tanto eu quanto você se não conseguirmos ter a mulher que tanto esperamos e lutamos para ter, — teremos uma vida triste e sofrida, mas devemos ser fortes e honrados em quaisquer circunstâncias, ainda que não estejamos ganhando nada ao optar por sermos assim.

Ademais. — Somos Homens, temos uma civilização para criar, uma civilização para construir e uma civilização a proteger. Temos coisas muito mais importantes nos esperando que nossas miseráveis lamentações acerca de nossas vidas afetivas. Pois como já dizia o Grego, a saber, Homero: "Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina".

Temos de suportar a dor e entregá-la nas mãos do Senhor que é onde poderemos descansar os nossos corações que anseiam o amor infinito e só podemos encontrar o infinito amor naquele que é o próprio Amor que é Deus que é o nosso repouso definitivo — conforme dizia o Doutor da Graça.

Além disso, dizia o Filósofo sem sequer ter sabido da existência das virtudes teologais que é a Fé, a Esperança e Caridade, mas que de certa forma pode expressá-las ainda que imperfeitamente: "Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo que amar e algo que esperar".

Com efeito, encontraremos a razão de nosso ser fazendo o que amamos de acordo com a reta razão em nossos estudos e trabalhos e ganharemos a esperança de que isso nos trará o amor que tanto desejamos.

Mas enquanto isso não chegar, temos de simplesmente repetir em nossos corações o que a Doutora do Conselho dizia: "A providência divina jamais falta ao homem em nada, sob a condição de que ele a aceite". Também dizia o Doutor da Graça: "Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser".

Ademais. — Dizia o Escritor: "A família é a fábrica que produz a humanidade, e o inimigo do amor e da família é o próprio eu. O individualismo é uma ilusão de adolescente. Alguém declara seu amor e pede em casamento a mulher amada propondo-lhe se ela quer ajudá-lo a livrá-lo de si mesmo".

Com efeito, caro leitor desconhecido não te preocupes demasiadamente acerca de vossa situação atual, se não tens ainda uma mulher por quem viver, espere-a, no entanto, esperar não significa estagnação, devemos agir para que os nossos sonhos se tornem realidade.

Pois, não basta apenas rezarmos e esperarmos que as coisas simplesmente aconteçam sozinhas; é necessário que façamos com que nossos sonhos se tornem realidade mediante a Vontade de Deus que nos alimentará com sua Graça — e então podemos aplicar essa Graça mediante as nossas ações.

Ademais. — Dizia o Dramaturgo: "Não é digno de saborear o mel aquele que se afasta da colmeia com medo das picadelas das abelhas". Ademais, dizia o Mestre Angélico: "Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre". Ora, como queres o prêmio se não fazes nada para alcança-lo?

No entanto, ademais, como já dito, nem todos nós nascemos para gozar das alegrias dessa Terra, senão apenas passar por ela para que outros sejam alegres, mas temos a grande oportunidade de alcançar a verdadeira Felicidade que é aquela que se dá mediante a beatitude com Deus, e se nesse meio tempo conseguirmos uma pessoa para nos alegrar, — devemos dar glória a Deus, do contrário, também devemos fazer.

Por isso, coragem irmãos desconhecidos, sejamos verdadeiramente Homens e lutemos com bravura, suportemos todas as dores e aflições dessa vida, em nome do Bem Maior a qual todos devemos caminhar, — para que todos aqueles que amamos se voltem para aquele que é o Sumo Bem onde definitivamente cessará todas as dores.

Substituindo-as pelo Amor Perpétuo que queimará em nossos corações de tal forma que nem todas as mentes juntas seriam capazes de conceber o que Deus preparou para a glória daqueles que o amam.

Que o Amor que é Deus nos alimente sempre, porque do Amor viemos e para o Amor devemos caminhar, ora, que há de melhor na vida senão viver por causa dele? Dizia o Mestre Angélico: Nenhum homem possui verdadeiramente a alegria a menos que ele viva apaixonado. [...] O amor é o desejo de eternidade do ser amado. [...] O amor é a alegria pelo bem; o bem é único fundamento do amor. Amar significa querer fazer o bem para alguém".

Ó Deus como deve ser bom alcançar a velhice e ter ao lado uma esposa que também encontra-se velha e que nutre o Amor que outrora a fez escolher-me para ser a minha amada esposa que me deu uma abençoada família que faz companhia com gratidão ao velho moribundo que tanto lutou para o Sumo Bem e Bem Comum dela e deles, e que aguarda o chamado daquele que é a razão de seu ser e existência que é vós ó Deus, aguardando em sua cama sabendo que cumpriu o seu dever de marido, pai e filho que foi dado a ele desde o início em que fora concebido.

Que Santíssima Mãe de Deus, Rainha de todas as Virtudes: a Grandiosa e Santíssima Mãe de todos os Cristãos nos cubra com seu manto e com sua maravilhosa presença feminina, — preencha de certa forma os nossos corações que tanto deseja amar e com isso nos ajude intercedendo por nós para que consigamos ter força de vontade para lutarmos ainda que sozinhos no mundo para que todas as coisas sejam restauradas em Cristo Nosso Senhor.

Nota adicional: Da necessidade da beleza feminina na vida e outros assuntos.

É fato que nós homens temos um desejo imenso de termos uma mulher que aos nossos olhos seja agradável de vermos todos os dias, — porque como sempre digo: "A Beleza feminina é o ápice dos transcendentais, não há nada mais belo, bom e verdadeiro que uma mulher bonita — e a beleza feminina se dá pela conformidade entre ser e forma".

Neste caso, o ser, se traduz como: as propriedades intrínsecas que estão primeiramente na Alma da Mulher. Com efeito, o ser humano também possui forma visível, diferente dos seres angélicos.

Eis que encontramos a forma de ser feminina que é refletida por via de suas atitudes; por via de sua maneira de se vestir e portar — na forma de falar e agir.

O nosso desejo de obter o belo feminino não é algo que se limita ao mero desejo sexual que temos naturalmente por nossa natureza animal, não buscamos a beleza feminina apenas para que possamos satisfazer o prazer sensível por via dos sentidos, com efeito, pela relação de ordem sexual. Quem reduz isso ao campo do impulso meramente sexual é um tolo.

Ademais. — Vale ressaltar que o ato sexual é algo bom, é dos maiores presentes de Deus aos seres humanos que dele podem desfrutar de um prazer reto e justo quando seguem a finalidade desse ato que possuí dupla finalidade, a saber, o fim procriativo e unitivo.

Quando o Homem e a Mulher buscam o sexo apenas pelo prazer em si, acabam que não atendendo a real função desse belo ato, ou seja, pervertem a ordem e realizam o mal, porque o mal ocorre mediante a ausência do bem, ademais, o ato sexual só pode ser exercido no Santo Matrimônio.

Porque é nele que se realiza a união entre o ser masculino e feminino que por sua vez permite a efetivação do ato de mais perfeita expressão unitiva — que é o sexo. Sucede que aqueles que o praticam desrespeitando suas finalidades encontram ainda mais o vazio no lugar da alegria que acreditavam que iriam encontrar pelo prazer desordenado, mas a cegueira causada pelo pecado não permitiu que eles pudessem enxergar que a felicidade só se consegue fazendo o bem.

Ademais. — Se a felicidade pudesse ser simplesmente alcançada mediante ao sexo, os animais seriam as criaturas mais felizes do mundo, no entanto, a felicidade não existe para os animais que sequer são dotados de Razão. Ela não se dá mediante aos bens exteriores, — conquanto que possa ser exercitada mediante a eles.

Ademais. — Nenhum Homem honrado depositaria todas suas forças na beleza meramente estética, porque um dia ela acaba, no entanto, a beleza verdadeira que se encontra na Alma, permanece intacta. O Homem sábio busca na mulher o que há de mais precioso num ser humano que é a beleza de sua Alma que somente olhos amorosos conseguem ver.

Essa necessidade que temos da beleza feminina é algo que é reflexo da não completude do ser do Homem que busca a Contemplação e a beleza feminina é o objeto de maior contemplação imediata que há nessa vida.

O Belo é uma propriedade transcendental cuja origem vem diretamente de Deus que é autor de todas as coisas feitas que possuem beleza em maiores ou menores graus de perfeição.

Esse desejo que temos se dá mediante ao nosso desejo infinito de Amor — e a beleza é reflexo da verdade que por sua vez também é reflexo do Amor que é Deus.

É fato que a mulher é o maior reflexo do Amor de Deus pelo Homem na vida terrestre, é claro que não estou aqui dizendo que a Mulher é a prova suprema do Amor de Deus, — isso seria absurdo, pois a maior prova do Amor de Deus é o fato dele ter dado o seu Filho Unigênito para que possamos ser salvos por ele, com efeito, o que digo é outra coisa.

Em toda a sua criação feita a partir do nada, Deus em seu infinito Amor e Sabedoria deixou os reflexos de suas qualidades nas coisas, contudo, há coisas que são mais e menos perfeitas: há gradações de perfeição, uma pedra não é tão bela quanto uma rosa ou tampouco uma rosa é mais bela que um leão ou tampouco um leão é mais belo que um ser humano.

Com efeito, sucede que na escala da criação não há coisa que tenha recebido de Deus mais perfeições que o ser humano — e em especial a Mulher por ter recebido em maior abundância a propriedade do Belo: ela foi criada por última, justamente para trazer consigo todas as qualidades mais belas que já existiam anteriormente a ela nas coisas criadas — e ainda mais aperfeiçoada.

Vejamos que Deus deu a Adão de tudo, ele tinha a amizade com Deus, tinha o domínio de si, o controle do mundo e das coisas ao seu redor, tudo era ordenado no Jardim do Éden.

No entanto, ainda assim lhe faltava algo que nem mesmo ele poderia imaginar, com efeito, Deus então criou a Mulher a partir de sua costela — e deu a ele a aquela que viria a ser a sua Auxiliadora para que então fosse completo.

O que sucede é que sendo as mulheres aquelas que mais possuem os transcendentais em si, com efeito, da sede que há no Homem, é fato que eles homens hão de buscar na maior fonte disponível de transcendentais a "substância" que pode saciar ainda que em partes sua infinita sede.

O problema é que quanto mais algo tem, — mais esse algo tem a perder, além de que o Homem após o Pecado Original inclinou-se para o Mal e com isso tende a buscar a felicidade nas coisas e não em Deus, caindo na idolatria, na luxúria e na vaidade, ao invés de buscar e encontrar naquele que é a razão de seu ser e existência que é Deus. 

Sucede isso na prática, pois os homens vivendo sob a concupiscência já não querem buscar a beleza feminina senão para saciar os desejos da carne, ao invés de verem naquilo o reflexo do Amor de Deus por eles.

Ademais, as mulheres também contaminadas pelo pecado, utilizam de suas belezas para o mal e com isso não são fontes para o bem do Homem e sim a fonte de suas maiores desgraças, é o que veremos durante toda a História humana, onde homens fizeram as coisas mais tenebrosas por causa de mulheres.

Vejamos a nossa sociedade atual hiperssexualizada que perverte a verdadeira razão da beleza feminina, fazendo dela apenas algo meramente carnal, tornando os homens em seres animalescos, assim como as próprias mulheres que ao invés de serem gratas por terem sido abençoadas por tamanho amor, utilizam dessa bênção para a queda dos outros e de si mesmas.

Por fim, sucede o que sempre digo: "A mulher virtuosa santifica não só o seu marido e seus filhos, mas também a sociedade. [...] Se uma sociedade é composta de mulheres que não são virtuosas, tampouco haverá homens virtuosos nela".

Ademais. — Dizia Dostoievski: "A beleza salvará o mundo". Obviamente que não utilizo dessa frase apenas para fazer referência a uma beleza meramente estética, e sim em enfatizar sobre a verdadeira beleza que é metafísica cujo reflexo é captado pelos sentidos, essa sim é a beleza que salvará o mundo: a beleza que se dá pela conformidade entre o ser e forma.

Ademais. —
A beleza não se limita apenas a forma que captamos no desenho das coisas, e, portanto, na estética, ela se encontra nas atitudes e ações dos seres, é o exemplo da beleza do filho que obedece ao pai e a mãe, a mãe que cuida do filho, o marido que ama a esposa e a esposa que ama seu marido, a mulher que escolhe ser modesta e o homem que escolhe ser humilde, assim como todos os pequenos e belos atos diários que podemos fazer, gera-se conformidade entre ser e forma.

Além disso, também me refiro a mais importante Beleza que é a própria Beleza que é Deus que é aquele que pode nos conceder a conformidade desejada por ele mesmo em nós e nas coisas — para que o mundo moderno em que vivemos que é tão machucado pela feiura que surge justamente quando os homens abandonam as virtudes para abraçarem concepções advindas do Inferno —, com efeito, volte então a ser belo como deveria ter sido desde o principio.

Eis da suma importância das mulheres imitarem a Rainha de todas as Virtudes e consequentemente a mais bela e perfeita criatura já feita, — a maior obra prima de Deus que é uma Mulher e seu nome é Maria Santíssima a qual o próprio Deus se fez carne e dela nasceu para que na Cruz pudesse conquistar os méritos de salvação, não dando apenas uma parte de si, mas tudo de si para que nós miseráveis pecadores pudéssemos ser salvos.

Cabe a nós mediante aos méritos conquistados por Cristo e na observância da Lei de Deus, da participação dos Sacramentos por ele instituídos e na Comunhão com a Santa Igreja Católica Apostólica Romana que é sua Esposa amada e vivendo em espírito, verdade e santidade —, possamos um dia participar da Glória Eterna da Cidade de Deus.

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel! Nossa Senhor sob o título do Carmo, rogai por nós!

Comentários

Postagens mais visitadas