Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

Há 793 anos atrás, nascia Santo Tomás de Aquino: O Mestre Angélico

Há 793 anos atrás, nascia Santo Tomás de Aquino: O Mestre Angélico.

Por: Vinicius Martinez

Dedico este pequeno texto primeiramente ao meu Senhor e em seguida à minha amada Irmã que hoje faz seus 14 anos de idade, nasceu no mesmo dia em que o meu santo de maior devoção nasceu. 

Meus parabéns minha amada Irmã! Que Deus lhe abençoe! Que nossa Santíssima Mãe te conceda bênção em tua vida e que Santo Tomás interceda por você, amo-te com toda minha Alma Ó minha irmãzinha!

Santo Tomás de Aquino, também conhecido como Doutor Angélico, ou particularmente por mim, como Mestre Angélico. Nasceu por volta do Ano de 1225 de Nosso Senhor, na cidade de Rocassecca na Itália. 

Veio de uma família nobre e desde muito cedo já sentia um chamado diferente, um chamado a vida religiosa. Assim como desde pequeno era um questionador nato; perguntava a si mesmo e aos outros — quem era Deus.

Nos tempos da juventude acadêmica, era muito tímido e segundo as descrições da época —, era um homem com fisionomia de gordo, e por não falar muito, seus colegas acreditavam que ele era limitado intelectualmente e passaram a chama-lo de o "Boi Mudo". 

No entanto, a Providência Divina fez com que este que viria a ser um Titã, encontrasse com o Doutor Universal, a saber, Santo Alberto Magno, que viu naquele Tomás "Boi Mudo" um prodígio —, e na sua grande humildade e sabedoria, o mestre de Tomás então passou a guiar o jovem. 

Certo dia, quando os colegas de Tomás o chamavam de "Boi Mudo" o Doutor Universal disse a eles: "Vocês o chamam de Boi Mudo; eu lhes digo que esse Boi Mudo mugirá tão alto que seus mugidos preencherão o mundo". 

E foi de fato o que aconteceu, o garoto que parecia um "incapaz" tornou-se um gigante, não apenas um gigante —, mas um verdadeiro Titã; maior que qualquer Filósofo e Teólogo —, e recebeu o título de Doutor Angélico e Doutor Comum da Igreja, cuja Doutrina é a Doutrina da Igreja, — conforme tantos grandes Papas professaram.

Sem dúvidas alguma, Santo Tomás de Aquino é a maior inteligência humana que já existiu, a qual está numa categoria especial que classifico de "super-genialidade".

Além disso, mais que uma inteligência mergulhada na Sabedoria, Santo Tomás de Aquino era um Homem das mais grandiosas virtudes. Há uma frase cuja autoria não me recordo que diz que: "Dos santos, o mais sábio. Dos Sábios, o mais santo".

Santo Tomás foi literalmente um "Mestre Angélico", foi um Homem que foi conservado das tentações da carne, — não sentia tentações sexuais e nem alimentícias. 

Houve um episódio na vida de Santo Tomás, ainda na juventude, onde seus irmãos — para desvia-lo de sua vocação, contrataram uma atraente prostituta, com o intuito de fazer com que Tomás viesse a cair nas "delícias da vida" — e então gostasse da ideia de abandonar sua vocação religiosa nos dominicanos. 

Com efeito, aconteceu que Santo Tomás diante da atraente prostituta, com uma ira santa, a fez fugir com um pedaço de ferro em brasa, — e foi então que aconteceu o episódio milagroso na vida dele, em que ele recebe o cinturão da castidade dada por anjos durante a noite, como um presente, um prêmio de Deus — por tamanho amor. 

Por isso também dá sentido ao termo "Doutor Angélico" e ao termo que particularmente dou a ele de "Mestre Angélico", pois, ele foi um Homem tão santo que estava mais para um Anjo que para um Homem (brincadeiras à parte).

Era um Homem completamente cerebral, a ponto de ditar coisas enquanto repousava, conseguia pensar tão firmemente em alg, que nenhum barulho ou causa externa, removia sua atenção, tinha uma disciplina e foco "sobre-humano". 

Não é em vão que o mesmo tenha feito as maiores proezas intelectuais de toda a humanidade em seus breves 49 anos de Idade, a qual escreveu mais que qualquer pensador que inclusive viveram mais do que ele. 

Santo Tomás conseguiu superar o Filósofo (Aristóteles) e o Doutor da Graça (Santo Agostinho) e seu próprio mestre, a saber, o Doutor Universal (Santo Alberto Magno) em quantidade e qualidade.

Lembro que o mesmo parou de escrever aos 47 anos de idade, depois de iniciar uma caminhada mística e contemplativa, pois já não suportava mais ter que esperar o seu encontro com o Senhor.

Santo Tomás foi um milagre em si, pois a meu ver, Deus o agraciou para que ele fosse a maior Inteligência de todos os tempos. Ele foi o responsável por sintetizar a ordem das coisas. 

A Razão e a Fé que foram separadas depois do Pecado Original —, ao serem separadas elas foram asseguradas por determinada descendência de Noé, a qual um filho deu a descendência que chegaria a Abraão que seria o povo que guardaria a Fé.

A outra que chegaria aos Jônios que seriam os pais da Filosofia que é a Razão Humana —, que chegaria até Aristóteles que foi a maior inteligência humana sem a revelação. 

Com efeito, a Fé e a Razão por milênios andaram separadas e só foi então efetivamente unida e harmonizada pelo Mestre Angélico — que utilizando da Sabedoria Humana e a Revelação Divina, pode então produzir a maior catedral de conhecimento humano.

Sua inteligência era tamanha que era capaz de citar todos os livros que havia lido sobre o Filósofo e de diversos outros: incluindo Doutores da Igreja e as Sagradas Escrituras. Era de fato uma mente Angélica. 

Ele combateu as heresias e erros de seus tempos, a qual se destaca as teses dos Averroístas Latinos, Neoplatônicos e Aristotélicos conterrâneos.

Foi um Generalista nato, que estudou praticamente todas as áreas do conhecimento, desde as mais tenras artes, até mesmo as mais avançadas ciências.

Sua Intelectualidade só pode ser explicada mediante a ação direta de Deus na alma desse grande santo. Foi o verdadeiro Mestre das Questões Disputadas da Escolástica Medieval, — foi quem escreveu a melhor obra prima intelectual da humanidade que é a Suma Teológica.

Há um episódio na vida de Santo Tomás, em que ele diante da Cruz, viu o Senhor lhe dizendo: "Falaste bem de mim Tomás", e após tal afirmação vinda de Nosso Senhor, Tomás então disse que o que ele mais desejava era ter o Amor de Deus. De fato, não há nenhum santo que tenha dito de maneira tão perfeita, sobre Deus e as coisas. 

Mais que um Intelectual, Santo Tomás de Aquino, era um Homem de grande vivência espiritual. Ele ia à Santa Missa todos os dias, rezava muito, ficava contemplando o Santíssimo; tinha uma devoção enorme pelo Santíssimo Sacramento. 

Ele compôs músicas maravilhosas, que vieram a se tornar hinos eucarísticos oficiais da Liturgia Perpétua da Igreja, a saber, Pange Lingua Gloriosi —, que é uma obra prima.
Além disso, também era grande Devoto da Santíssima Mãe de Deus, e o mesmo afirmava o seguinte: "Por ser Mãe de Deus, Maria tem uma dignidade quase que infinita".

Se antes o pequeno Tomás não sabia quem era Deus —, ao chegar a sua maturidade Intelectual, pode explicar dentro das capacidades humanas, quem era Deus, — e hoje não apenas compreende a Deus de forma análoga, mas de forma total e direta, pois já está na beatitude contemplando ao Senhor para todo o sempre.

Santo Tomás de Aquino deixou esse mundo para entrar na verdadeira vida em 7 de março de 1274. Foi canonizado no ano de 1323 pelo então Papa João XXll. 

Ele é padroeiro dos estudantes, dos filósofos, dos teólogos, das universidades católicas. Peça Intercessão a este grandioso santo!

Em minha particular opinião de leigo, esse dia deveria ser como uma solenidade em toda a Igreja. Tragicamente seu nome é desconhecido por boa parte dos clérigos e leigos que não sabem que possuem um irmão em Cristo que é sem dúvidas o mais sábio dos santos, e o mais santo dos sábios a qual podemos contar com a sua intercessão. 

Tão necessária é a difusão da Doutrina do Mestre Angélico em tempos de tanta cegueira, tantas heresias e erros, seria mais que necessário que todos os sacerdotes de Cristo, soubessem a Doutrina do Mestre Angélico, para que pudessem guiar suas ovelhas para o Caminho, a Verdade e a Vida, que é Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oração de Santo Tomás: "Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir".

Nota Adicional: Recomendo que você assista um vídeo que gravei com o Professor Carlos Nougué. A qual recomendo a todos que o busque para aprender sobre a Doutrina do Mestre Angélico. O vídeo é sobre a Importância de Santo Tomás de Aquino. 

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=10swnSTnMAE

Recomendo também que estudem o Tomismo que é a Doutrina da Igreja; caso queira se aventurar nos livros, recomendo que leia alguns livros básicos que estão disponíveis em nosso acervo nacional: 

“Santo Tomás de Aquino de G.K Chesterton, Editora Ecclesiae”.

“Sobre o Pai Nosso e a Saudação Angélica, Editora Permanência”.

“Exposição sobre o Credo, Editora Loyola”, “Os Dez Mandamentos, Editora Permanência”.

“Suma Teológica em Forma de Catecismo de Tomás Pègues, Editora Edições Livre”.

“A Vida Espiritual: Segundo São Tomás de Aquino na Suma Teológica de Dom Marcel Lefebvre, Editora Permanência”.

“Iniciação à Filosofia de Santo Tomás de Aquino, volumes 1 e 2 de H.D. Gardeil, Editora Paulus”.

“A Raiz Antitomista da Modernidade Filosófica de Daniel Scherer, Editora Edições Santo Tomás”. 

“Tomás de Aquino - Um perfil histórico-filosófico de Pasquale Porro, Editora Loyola”.

Caso não goste de leitura ou tenha dificuldades e queira algum professor, então recomendo que faça a Escola Tomista de Carlos Nougué que irá da Propedêutica Arte-Ciência da Lógica. 

Passando pelas artes e ciências inferiores e intermediárias até alcançar a rainha das ciências que é a Metafísica que é o ápice que a Razão humana pode chegar sem a Revelação Divina, para então iniciar a o estudo da maior das ciências que é a Teologia Sagrada. 

Link para acessar a Escola Tomista: http://www.occts.org/p/blog-page_7.html

Queres a sabedoria? Ide a Santo Tomás de Aquino, o Mestre Angélico!

Alguns ensinamentos do Mestre Angélico:

"A felicidade última do Homem é a contemplação da Verdade".

"A santidade não consiste em saber muito ou pensar muito, o grande mistério da santidade é amar muito".

"A comunhão destrói a tentação do demônio".

"O amor é o desejo de eternidade do ser amado"

"O martírio não é nada em comparação com a Santa Missa. Pelo martírio, o homem oferece a Deus a sua vida; na Santa Missa, porém, Deus dá o seu Corpo e o seu Sangue em sacrifício para os homens".

"A Bem-aventurada Virgem Maria é o modelo e o exemplo de todas as virtudes".

"Eu daria toda a minha ciência teológica pelo valor de uma única Ave-Maria".

"Levar os Homens à Verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros".

"O primeiro degrau para a sabedoria é a humildade".

"O desordenado amor por si mesmo é a causa de todos os pecados".

"Abomino os pecados, embora ame os pecadores".

"Quem diz verdades, perde amizades".

"Ensinar alguém para trazê-lo à Fé é tarefa de todo e qualquer pregador, e até de todo e qualquer crente".

"Na defesa da Fé, um leigo, tem quase que a mesma autoridade de um Papa".

"Não se deve obedecer a um superior contrariando um preceito divino".

"Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la".

"A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo".

"Um artigo de fé negado, é suficiente para desmantelar toda a Fé".

"É muito mais grave corromper a fé, da qual vem a vida da alma, que falsificar dinheiro, pelo qual a vida temporal é sustentada".

"Ao debater com pagãos, uso a Razão; com judeus, o Antigo Testamento; com hereges, toda a Escritura".

"Espero nunca ter ensinado nenhuma verdade que não tenha aprendido de Vós. Se, por ignorância, fiz o contrário, revogo tudo e submeto todos meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana".

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Força e Honra! Sempre Fiel! Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Comentários

Postagens mais visitadas