Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

A Humildade nos aproxima e a Soberba nos afasta definitivamente de Deus: Bem-aventurados os humildes de Espírito, porque deles é o Reino dos Céus!

A Humildade nos aproxima e a Soberba nos afasta definitivamente de Deus: Bem-aventurados os humildes de Espírito, porque deles é o Reino dos Céus!

Por: Vinicius Martinez

“A primeira via é a humildade, a segunda é a humildade, a terceira é a humildade, e quantas vezes me perguntares, tantas eu te responderei a mesma coisa.” Santo Agostinho

Há pessoas que negam que Jesus Cristo tenha existido e que por sua vez — também negam a "existência" de Deus. Com efeito, digo que elas estão erradas. Sucede-se que as mesmas dizem em seguida: "Eu não estou errado, prove que deus existe, prove que Jesus existiu".

Com efeito, percebo pela expressão do rosto e pelo tom das palavras que tais pessoas não são sinceras em suas indagações, pois elas dizem que eu devo provar, não porque realmente querem saber se o que digo é verdadeiro, mas porque querem continuar na ignorância confortável.

Logo, eu digo o seguinte para essas pessoas: "Em verdade te digo, que mesmo que eu te desse todas as provas, utilizando da lógica existencial, da história, da física, da metafísica e da teologia sagrada, etc, você ainda não se convenceria. Ademais, quem sabe até mesmo o próprio Deus descesse dos Céus e viesse ao teu encontro: ainda assim você não acreditaria que o mesmo é Deus. Pois, como já diria o Mestre Angélico, a saber, Santo Tomás de Aquino: o primeiro degrau para a Sabedoria é a Humildade".

Ora, a Humildade é verdade, ser humilde é ser verdadeiro, ora ser verdadeiro é querer estar na verdade, com efeito, não se pode alcançar a Sabedoria que é Deus mesmo, se não tivermos a Humildade de querer buscar o mesmo.

Não há como reconhecer a Verdade — se não existir o sincero desejo de querer saber quem é a Verdade que é Deus mesmo.

Eis do motivo de tantos não conseguirem enxergar o óbvio — mesmo diante de tantas provas que lhe atestam que: Jesus Cristo existiu e ele é verdadeiro Homem e verdadeiro Deus a qual o mesmo se deu livremente para o Sacrifício no Calvário; após sua morte ele desceu aos Infernos para libertar as almas dos justos que o aguardava naquela prisão.

E, que no terceiro dia após sua morte, Ressuscitou e então Ascendeu aos Céus Gloriosamente em Corpo e Alma, abrindo as portas dos Céus para os Bem-aventurados.

Com isso, conquistou os méritos para que nós miseráveis e ingratos pecadores que merecemos o Inferno, pudéssemos então ter o Amor de Deus nos Céus, — onde podemos repousar definitivamente os nossos pobres corações, contemplando a Verdade que é nosso fim último que saciará a nossa sede de Amor perpétuo.

Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, ele é o Nosso Senhor e Salvador — e que fundou uma só Igreja e que se chama Católica Apostólica Romana na qual fora dela não há salvação, e que, ademais, portanto, sendo um só Deus, há uma só Fé, com efeito, uma só Religião.

Além disso, essa trágica realidade de muitos é comparável ao que sucedeu com Pôncio Pilatos que agiu justamente ao reconhecer que Jesus era inocente: pois tendo todos os dados e informações que lhe foram dados, analisou e chegou à conclusão óbvia de que se tratava de uma pessoa que não tinha culpa alguma.

No entanto, ademais, foi covarde suficiente para lavar suas mãos e dizer que não tinha culpa alguma — ao entregar o Homem que também é Deus: o mais puro e inocente de todos, nas mãos de traidores de seu próprio povo que matou o Verbo Eterno de Deus, cometendo assim o maior crime que pode existir que é o Deicídio.

Além disso, foi cego suficiente ao ter perguntado: "que é a verdade", diante da própria Verdade que é Jesus Cristo Nosso Senhor. Com efeito, quando Pilatos fizera essa pergunta, a resposta de Nosso Senhor foi nada mais que seu silêncio absoluto.

Por causa da arrogância e da ausência da humildade e do amor pela verdade que um tolo diz em seu coração "Deus não existe" conforme está escrito no livro dos Salmos.

Ora, também está escrito no livro aos Romanos pelo Apóstolo, a saber, São Paulo: "Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis".

Assim sucedeu com o mais alto Serafim que foi Lúcifer sendo extremamente luminoso e inteligente, ainda assim foi soberbo suficiente para dizer não para os desígnios do Altíssimo.

Com efeito, aquele que deveria ser o mais bem-aventurado dos anjos do Senhor, tornou-se o mais maldito de todos os demônios — e que agora já não é mais Lúcifer e sim Satanás: O Maligno.

O mesmo sucede com tantos homens e mulheres com alta inteligência, mas a inteligência e erudição em si — não é sinônimo de Sabedoria, pois todo Sábio tem Humildade e se há ausência da Humildade, não há como alcançar a Sabedoria.

Ainda que tenham inteligência, cultura e erudição; por isso vemos tantos inventores, cientistas e pessoas consideradas "gênios" que dizem: "Deus não existe" ou acreditam que existe um Deus, mas que esse Deus nos abandonou e que não pode ser conhecido.

A cegueira conduz tantos Homens e Mulheres a buscarem a origem da vida em outros planetas, ou vida extraterrestre, gastando a vida inteira, procurando algo que não será encontrado jamais pela ciência empírica dos homens — que é tentar encontrar o Transcendente no Imanente. Esquecem-se do primordial: abandonam o que é essencial para dar atenção a uma realidade passageira.

Pois, nós não fomos criados para este Mundo, mas para Deus, no entanto, é necessário que passemos por esse Mundo para sermos Provados e Tentados — e enfim forjados na Graça para que então possamos ingressar na verdadeira vida que se consiste na Beatitude Eterna.

Não percebem que é impossível que o Homem possa alcançar a Deus por seus próprios esforços, é Deus que permite que o Homem o alcance — por meio do Dom Sobrenatural e gratuito de Deus que é a Fé, a Esperança e a Caridade: eis que o Senhor bate na porta do Coração do Homem, e cabe ao Homem permitir que o Senhor entre, é Deus que vem ao Homem e não o contrário.

São tolos como os tolos pagãos da antiguidade que desejavam alcançar "Divindade" por via de suas colossais construções, assim como os tolos gnósticos que acreditam que podem alcançar a "Divindade" por meio do "conhecimento".

Não percebem que a "fórmula" para se conhecer Deus é tão simples, mas embora simples, é díficil efetivá-la, pois significa negar a si mesmo para se ter o Objeto de desejo de todos os corações que é o Amor Infinito que somente pode ser dado por algo que é Infinito — e esse Infinito chamamos Deus. Com efeito, sê Humilde para conhecer a Deus é o segredo de todos os santos.

O mesmo sucede com os judeus — que mesmo diante de tantas provas vindas até mesmo dos Profetas, até hoje não enxergam que o Messias já veio e já venceu o Mundo ele se chama Jesus Cristo: O Filho de Deus —, a segunda pessoa da Santíssima Trindade que é um só Deus.

Procede a necessidade de nós pobres servos de Nosso Senhor e de Nossa Santíssima Mãe, termos de rezar para que esses cegos se convertam! Para que a Graça de Nosso Bom Deus, possa derreter a casca grossa da Soberba e da Cegueira que cobre o coração desses tolos, para que possam então — reconhecer a Verdade.

E, não te esqueças de que para que essa Graça se efetive, além de que obviamente essa pessoa arrogante tenha disposição de querer buscar o certo, com efeito, é também deveras necessário que sempre tenha alguém disposto para ajudar aqueles que buscam a razão de nossa Esperança.

Quem sabe essa pessoa que há de ajudar uma pessoa assim: seja você, logo estejais sempre preparado para ser instrumento da Verdade. Ademais, como já dizia o Mestre Angélico: "Ao debater com pagãos, uso a Razão; com judeus, o Antigo Testamento; com hereges, toda a Escritura".

Maldita Soberba e Pecado que leva os Homens para o Inferno preparado para Satanás e seus demônios e que, com efeito, também aguarda todos aqueles que não desejam o Amor, a Vida, a Verdade, o Senhor!

Ó tão bela Humildade que tão longe estou dela — e que enriquece tão finamente e abundantemente uma Alma com a Luz de Deus que a torna muito mais bela, irradiante e brilhosa que todas as joias preciosas.

Ó tão bela e doce Humildade da Santíssima que embora fosse a maior de todas as criaturas: sendo a perfeição e a obra prima de Deus, mostrou-se tão pequenina diante de Deus e dos homens e, que conquistou o Amor de Deus Pai — e então escolhida para ser a Santíssima Mãe de Deus.

Ó tão bela e doce Humildade da Santíssima que agora lhe concede o majestoso trono dos Céus, onde senta como Rainha de todos os Cristãos.

Ó Santíssima Rainha e Mestra de todas as virtudes, que Vosso Santíssimo exemplo possa ser para nós também fonte de Inspiração para que sejamos humildes.

Ó Santíssima Rainha e Mestra de todas as virtudes, que Vosso Santíssimo exemplo, seja uma fonte de distribuição de grandes graças.

Ó Santíssima Rainha e Mestra de todas as virtudes, que Vossa Santíssima Graça possa tocar nos corações dos soberbos e cegos e faça os movimentar para a Humildade Puríssima que é vosso Filho Santíssimo.

Ó Santíssima Espelho de Perfeição, peço-lhe que sejamos encharcados por Vossa Santíssima, Amabilíssima e Fidelíssima Graça ao Pai.

Ó Santíssima e Poderosa Mãe, que fostes e és — e sempre há de sê-la, verdadeiramente e sumamente Humilde, rogai por nós!

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel! Feliz Páscoa!

Comentários

Postagens mais visitadas