Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Da formação e desenvolvimento do Homem, a crise da virilidade de nossos tempos e outros assuntos

Da formação e desenvolvimento do Homem, a crise da virilidade de nossos tempos e outros assuntos. Por: Vinicius Martinez
Introdução.

Se podemos dizer que há um período na História Humana onde o Homem deixou de entender a si mesmo, esse período é o nosso. Vivemos num mundo desenvolvido tecnologicamente, mas precariamente os homens que participam desses tempos, não acompanharam o avanço das técnicas que por eles mesmos foram desenvolvidas.

É fato que vivemos numa sociedade apóstata que abandonou a Verdade e que se rendeu ao Liberalismo em todos os seus aspectos, o que por sua vez deu forças ao modernismo na religiosidade, assim como pavimentou a civilização ocidental para experimentar as tenebrosas revoluções sangrentas do século XX.

Por sua vez, nessa breve introdução, cito que o triunfo da tão má compreendida ideologia feminista, que embora muitos falem dela, não sabem que a mesma não é só uma simples demência do que chamamos de "Mundo Moderno".

Parafraseando a afirmação do Dou…

A Humildade nos aproxima e a Soberba nos afasta definitivamente de Deus: Bem-aventurados os humildes de Espírito, porque deles é o Reino dos Céus!

A Humildade nos aproxima e a Soberba nos afasta definitivamente de Deus: Bem-aventurados os humildes de Espírito, porque deles é o Reino dos Céus!

Por: Vinicius Martinez

“A primeira via é a humildade, a segunda é a humildade, a terceira é a humildade, e quantas vezes me perguntares, tantas eu te responderei a mesma coisa.” Santo Agostinho

Há pessoas que negam que Jesus Cristo tenha existido e que por sua vez — também negam a "existência" de Deus. Com efeito, digo que elas estão erradas. Sucede-se que as mesmas dizem em seguida: "Eu não estou errado, prove que deus existe, prove que Jesus existiu".

Com efeito, percebo pela expressão do rosto e pelo tom das palavras que tais pessoas não são sinceras em suas indagações, pois elas dizem que eu devo provar, não porque realmente querem saber se o que digo é verdadeiro, mas porque querem continuar na ignorância confortável.

Logo, eu digo o seguinte para essas pessoas: "Em verdade te digo, que mesmo que eu te desse todas as provas, utilizando da lógica existencial, da história, da física, da metafísica e da teologia sagrada, etc, você ainda não se convenceria. Ademais, quem sabe até mesmo o próprio Deus descesse dos Céus e viesse ao teu encontro: ainda assim você não acreditaria que o mesmo é Deus. Pois, como já diria o Mestre Angélico, a saber, Santo Tomás de Aquino: o primeiro degrau para a Sabedoria é a Humildade".

Ora, a Humildade é verdade, ser humilde é ser verdadeiro, ora ser verdadeiro é querer estar na verdade, com efeito, não se pode alcançar a Sabedoria que é Deus mesmo, se não tivermos a Humildade de querer buscar o mesmo.

Não há como reconhecer a Verdade — se não existir o sincero desejo de querer saber quem é a Verdade que é Deus mesmo.

Eis do motivo de tantos não conseguirem enxergar o óbvio — mesmo diante de tantas provas que lhe atestam que: Jesus Cristo existiu e ele é verdadeiro Homem e verdadeiro Deus a qual o mesmo se deu livremente para o Sacrifício no Calvário; após sua morte ele desceu aos Infernos para libertar as almas dos justos que o aguardava naquela prisão.

E, que no terceiro dia após sua morte, Ressuscitou e então Ascendeu aos Céus Gloriosamente em Corpo e Alma, abrindo as portas dos Céus para os Bem-aventurados.

Com isso, conquistou os méritos para que nós miseráveis e ingratos pecadores que merecemos o Inferno, pudéssemos então ter o Amor de Deus nos Céus, — onde podemos repousar definitivamente os nossos pobres corações, contemplando a Verdade que é nosso fim último que saciará a nossa sede de Amor perpétuo.

Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida, ele é o Nosso Senhor e Salvador — e que fundou uma só Igreja e que se chama Católica Apostólica Romana na qual fora dela não há salvação, e que, ademais, portanto, sendo um só Deus, há uma só Fé, com efeito, uma só Religião.

Além disso, essa trágica realidade de muitos é comparável ao que sucedeu com Pôncio Pilatos que agiu justamente ao reconhecer que Jesus era inocente: pois tendo todos os dados e informações que lhe foram dados, analisou e chegou à conclusão óbvia de que se tratava de uma pessoa que não tinha culpa alguma.

No entanto, ademais, foi covarde suficiente para lavar suas mãos e dizer que não tinha culpa alguma — ao entregar o Homem que também é Deus: o mais puro e inocente de todos, nas mãos de traidores de seu próprio povo que matou o Verbo Eterno de Deus, cometendo assim o maior crime que pode existir que é o Deicídio.

Além disso, foi cego suficiente ao ter perguntado: "que é a verdade", diante da própria Verdade que é Jesus Cristo Nosso Senhor. Com efeito, quando Pilatos fizera essa pergunta, a resposta de Nosso Senhor foi nada mais que seu silêncio absoluto.

Por causa da arrogância e da ausência da humildade e do amor pela verdade que um tolo diz em seu coração "Deus não existe" conforme está escrito no livro dos Salmos.

Ora, também está escrito no livro aos Romanos pelo Apóstolo, a saber, São Paulo: "Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis".

Assim sucedeu com o mais alto Serafim que foi Lúcifer sendo extremamente luminoso e inteligente, ainda assim foi soberbo suficiente para dizer não para os desígnios do Altíssimo.

Com efeito, aquele que deveria ser o mais bem-aventurado dos anjos do Senhor, tornou-se o mais maldito de todos os demônios — e que agora já não é mais Lúcifer e sim Satanás: O Maligno.

O mesmo sucede com tantos homens e mulheres com alta inteligência, mas a inteligência e erudição em si — não é sinônimo de Sabedoria, pois todo Sábio tem Humildade e se há ausência da Humildade, não há como alcançar a Sabedoria.

Ainda que tenham inteligência, cultura e erudição; por isso vemos tantos inventores, cientistas e pessoas consideradas "gênios" que dizem: "Deus não existe" ou acreditam que existe um Deus, mas que esse Deus nos abandonou e que não pode ser conhecido.

A cegueira conduz tantos Homens e Mulheres a buscarem a origem da vida em outros planetas, ou vida extraterrestre, gastando a vida inteira, procurando algo que não será encontrado jamais pela ciência empírica dos homens — que é tentar encontrar o Transcendente no Imanente. Esquecem-se do primordial: abandonam o que é essencial para dar atenção a uma realidade passageira.

Pois, nós não fomos criados para este Mundo, mas para Deus, no entanto, é necessário que passemos por esse Mundo para sermos Provados e Tentados — e enfim forjados na Graça para que então possamos ingressar na verdadeira vida que se consiste na Beatitude Eterna.

Não percebem que é impossível que o Homem possa alcançar a Deus por seus próprios esforços, é Deus que permite que o Homem o alcance — por meio do Dom Sobrenatural e gratuito de Deus que é a Fé, a Esperança e a Caridade: eis que o Senhor bate na porta do Coração do Homem, e cabe ao Homem permitir que o Senhor entre, é Deus que vem ao Homem e não o contrário.

São tolos como os tolos pagãos da antiguidade que desejavam alcançar "Divindade" por via de suas colossais construções, assim como os tolos gnósticos que acreditam que podem alcançar a "Divindade" por meio do "conhecimento".

Não percebem que a "fórmula" para se conhecer Deus é tão simples, mas embora simples, é díficil efetivá-la, pois significa negar a si mesmo para se ter o Objeto de desejo de todos os corações que é o Amor Infinito que somente pode ser dado por algo que é Infinito — e esse Infinito chamamos Deus. Com efeito, sê Humilde para conhecer a Deus é o segredo de todos os santos.

O mesmo sucede com os judeus — que mesmo diante de tantas provas vindas até mesmo dos Profetas, até hoje não enxergam que o Messias já veio e já venceu o Mundo ele se chama Jesus Cristo: O Filho de Deus —, a segunda pessoa da Santíssima Trindade que é um só Deus.

Procede a necessidade de nós pobres servos de Nosso Senhor e de Nossa Santíssima Mãe, termos de rezar para que esses cegos se convertam! Para que a Graça de Nosso Bom Deus, possa derreter a casca grossa da Soberba e da Cegueira que cobre o coração desses tolos, para que possam então — reconhecer a Verdade.

E, não te esqueças de que para que essa Graça se efetive, além de que obviamente essa pessoa arrogante tenha disposição de querer buscar o certo, com efeito, é também deveras necessário que sempre tenha alguém disposto para ajudar aqueles que buscam a razão de nossa Esperança.

Quem sabe essa pessoa que há de ajudar uma pessoa assim: seja você, logo estejais sempre preparado para ser instrumento da Verdade. Ademais, como já dizia o Mestre Angélico: "Ao debater com pagãos, uso a Razão; com judeus, o Antigo Testamento; com hereges, toda a Escritura".

Maldita Soberba e Pecado que leva os Homens para o Inferno preparado para Satanás e seus demônios e que, com efeito, também aguarda todos aqueles que não desejam o Amor, a Vida, a Verdade, o Senhor!

Ó tão bela Humildade que tão longe estou dela — e que enriquece tão finamente e abundantemente uma Alma com a Luz de Deus que a torna muito mais bela, irradiante e brilhosa que todas as joias preciosas.

Ó tão bela e doce Humildade da Santíssima que embora fosse a maior de todas as criaturas: sendo a perfeição e a obra prima de Deus, mostrou-se tão pequenina diante de Deus e dos homens e, que conquistou o Amor de Deus Pai — e então escolhida para ser a Santíssima Mãe de Deus.

Ó tão bela e doce Humildade da Santíssima que agora lhe concede o majestoso trono dos Céus, onde senta como Rainha de todos os Cristãos.

Ó Santíssima Rainha e Mestra de todas as virtudes, que Vosso Santíssimo exemplo possa ser para nós também fonte de Inspiração para que sejamos humildes.

Ó Santíssima Rainha e Mestra de todas as virtudes, que Vosso Santíssimo exemplo, seja uma fonte de distribuição de grandes graças.

Ó Santíssima Rainha e Mestra de todas as virtudes, que Vossa Santíssima Graça possa tocar nos corações dos soberbos e cegos e faça os movimentar para a Humildade Puríssima que é vosso Filho Santíssimo.

Ó Santíssima Espelho de Perfeição, peço-lhe que sejamos encharcados por Vossa Santíssima, Amabilíssima e Fidelíssima Graça ao Pai.

Ó Santíssima e Poderosa Mãe, que fostes e és — e sempre há de sê-la, verdadeiramente e sumamente Humilde, rogai por nós!

Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! Salve Roma Eterna! Força e Honra! Sempre Fiel! Feliz Páscoa!

Comentários

Postagens mais visitadas