Sobre a Cruz de São Damião ou também conhecida como Cruz de São Francisco.
Por: Vinicius Martinez
Foi a Cruz onde ocorreu o milagre em que Cristo pediu ao Frade Francisco, que ele reformasse sua Igreja que naqueles tempos, sofria de trágicas heresias, a saber, o Catarismo e outras heresias de cunho Gnóstico.
Basicamente o Catarismo e as heresias derivadas do Gnosticismo que é a grande Heresia, se consistia numa visão dualista onde a realidade material era completamente má e a realidade espiritual boa, pois, havia um Deus bom e um Deus mal.
Com efeito, odiavam a Vida, e desse ódio ao que é material, muitos morreram em decorrência dessa trágica heresia que ao longo dos séculos, recebeu "atualizações".
Tenho grande e especial devoção por esse belíssimo crucifixo, que possui uma riqueza teológica e artística incrível.
Cada detalhe possui um profundo significado, de fato, a pessoa que o fez, estava inspirado por Deus, pois, essa verdadeira arte é fruto de algo que provém dos céus.
A Cruz foi feita durante o século Xll por algum Monge obviamente inspirado por Deus, das regiões da Itália, cuja transmissão artística, provém da arte oriental e siríaca.
São Francisco foi um grande santo feito por Deus, um Homem que Deus derramou grandes graças, um Homem que se doou por completo depois que se converteu, suas obras possuem efeitos positivos na Santa Igreja até os tempos atuais.
Quem estuda de fato quem fora São Francisco de Assis, há de ficar perplexo, pois, ele não é como essa deturpação de sua imagem, que é apresentada como um sujeito afeminado, que colocam com um rosto de menininho colorido dos animais.
São Francisco foi um Homem de verdade, um Homem de Deus, viril e honrado, corajoso e disciplinado, um santo, nada dessa imagem esdrúxula de pacifista que muitos fazem dele.
É ainda mais lamentável ver que muitos grupos que dizem ser de cunho Franciscano, não saibam quem de fato foi o santo que eles dizem seguir.
Faça a oração de São Francisco de Assis, é uma profunda e bela oração, fruto de uma espiritualidade voltada para Deus, cada palavra dita é reflexo do que de fato é ser um Franciscano, e mais do que isso, ser um verdadeiro Católico Apostólico Romano!
"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna".
Faça também a oração que segundo a tradição, São Francisco fazia aos pés desta cruz.
"Altíssimo e Glorioso Deus,
iluminai as trevas de meu coração.
Dai-me uma fé reta, esperança certa e caridade perfeita.
Sensibilidade e conhecimento, Senhor,
afim de que eu cumpra o Vosso santo
e veraz mandamento. Amém".
Glória a Deus! Ave Maria Santíssima! São Francisco de Assis, rogai por nós!
Comentários
Postar um comentário
Qualquer dúvida entre em contato conosco! Envie-nos uma carta e tretaremos de remover sua dúvida. Cordialmente - Vinicius Martinez - OCCTS-GM