Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois

Do mistério da vida: sofrer primeiro para ser feliz depois.
Por: Vinicius Martinez
“Devemos suportar tudo, porque o sofrimento é pequeno e a recompensa é grande.” Santa Catarina de Sena 
Um magnífico sinal da Graça de Deus em nossas vidas é quando uma pessoa que amamos ou que temos grande consideração por ela. 
Nos machuca em decorrência de uma atitude, seja uma escolha ou uma declaração que tenha ferido os nossos sentimentos, assim como também tenha contrariado a nossa vontade.
O ser humano naturalmente ao ser contrariado em sua vontade tende a se entristecer, pois, de fato dói ter a nossa vontade, os nossos desejos sido negados —, dói ser machucado por uma pessoa que tanto amamos. 
Geralmente a reação natural após sermos machucados por uma pessoa, é de tristeza, revolta e raiva. No entanto, por alguma operação de ordem sobrenatural. 
Ainda que entremos numa forte tristeza, ainda que choremos muito por causa da dor que sentimos, ainda assim em nosso coração persiste o Amor, o desejo do Sumo…

Sobre os Intelectuais e outras reflexões

Sobre os Intelectuais e outras reflexões.

Por: Vinicius Martinez

"A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria." Santo Tomás de Aquino

"Levar os homens à verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros." São Tomás de Aquino

"Se queres conhecer uma pessoa, não lhe pergunte o que ela pensa, mas sim o que ela ama." Santo Agostinho

Uma coisa que esse "movimento intelectualista" que existe hoje que é simplesmente o fato de muitas pessoas estarem estudando; deve aprender é que, não foram analfabetos, e pessoas menos instruídas que desenvolveram pensamentos, ideias e ideologias nocivas e destrutivas — coisas que conduziram a nossa sociedade — a nossa civilização ao caos. Foram homens e mulheres instruídas, pessoas que tiveram uma vida ligada aos estudos, que liam muitos livros que fizeram.

Estudar e ler não significa nada se primeiramente não se possui algo mais importante que qualquer "sabedoria" humana — que é a Educação elementar, que se consiste em receber os valores transcendentes, ensinados por via da família, a saber, Pai e Mãe; e tais ensinamentos só são bem transmitidos se primeiramente o Pai e a Mãe tenham sidos ensinados pela Santa Tradição, pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana: porta voz da Verdade na Terra, Esposa de Cristo.

Ela que é o verdadeiro sustento da civilização; não é Estados Unidos, não é Israel que faz com que o Ocidente esteja de pé, mas a Igreja Católica Apostólica Romana, ela é a construtora e também a mantedora da civilização ocidental cristã do qual habitamos, e quando falo cristã, não falo de "cristianismo" do ponto de vista relativista que considera todas as "zilhares" de seitas que dizem seguir Cristo, no mesmo patamar —, mas estou me referindo ao verdadeiro cristianismo que é Católico Apostólico Romano.

Ademais. — Foram pessoas "intelectuais" que construíram essas merdas que hoje vigoram na sociedade — desde os mais antigos tempos — sempre foi assim; homens e mulheres, principalmente homens que se dedicavam aos estudos, e que criavam um monte de ideias loucas, é claro que alguns acabavam descobrindo verdades, mas sempre existiram mais pessoas propagando imundices que coisas boas e, com efeito, pessoas foram prejudicadas devido a esses pensamentos criados por "sábios"; tolo é quem acredita que a sabedoria se consiste no simples ato de ler e absorver conhecimentos em livros. 

Ademais. — É sabendo disso que, todo aquele que almeja ter uma vida intelectual, deve saber bem de seu papel — de seu dever — que é proteger o próprio intelecto, e dos outros, que é instruir os outros na verdadeira sabedoria — na Verdade, para que ideias imundas, e coisas malignas e ruins não sejam aceitas pelas pessoas comuns e com menor instrução.

Quanto mais estamos na Verdade, quanto mais conhecimento uma pessoa possui, maior é a sua responsabilidade diante de Deus e com os outros, pois todo aquele que não ensina — que guarda o conhecimento para si é um egoísta, é uma pessoa que não possui caridade o que é contrário ao que Deus deseja, e, portanto comete um erro grave.

Ademais. — Se por um lado temos um monte de pessoas racionalistas, que estudam por estudar, que estudam para alimentar a vaidade própria, que não se preocupam com o bem dos outros e que por vezes, cometem o terrível engano de acreditar que podem por sua capacidade, alcançar o conhecimento supremo, que podem chegar a Deus por si mesmos, rejeitando a graça e os mistérios; também temos pessoas que odeiam estudar, que são irracionalistas — pessoas que possuem preguiça e por vezes desdém do estudo.

Também é tolo aquele que optar pela ignorância, pois nenhuma pessoa sensata deve desejar ser ignorante, pois o fim do ser humano é Intelectual, é a contemplação da Verdade, todos nós temos o desejo de conhecer, todos queremos saber, pois é isso que nos diferencia dos animais, não somos seres vegetativos, ou tampouco sensitivos como os animais, além de possuirmos essas propriedades inferiores, temos algo muito além, muito superior — que chamamos de: Intelecto, e este foi nos dado por Deus, para uma finalidade, que é a compreensão das verdades concretas, é de compreendermos o que está ao nosso redor, e é com esta propriedade que temos a possibilidade de obter o ato de Fé que é a adesão Intelectual a revelação divina, com efeito, aceitamos tudo o que Deus deseja, com efeito, podemos caminhar para ele que é a Verdade puríssima, mas como somos falhos e pecadores — em decorrência do pecado original.

É sabido que o Homem não pode ser redentor de si mesmo, que ele não pode obter o ato de Fé por si mesmo, mas precisa de um empurrão eis que, Deus nos concede a graça, para que nossa vontade e nosso intelecto seja voltado para Deus e assim aderimos a ele — por completo, e finalmente podemos encontrar repouso definitivo, a qual chamamos: Felicidade. Com está propriedade de nossas almas, podemos fazer com que nós, todas as outras propriedades que existem em nós, sejam voltadas para o sumo bem, a qual chamamos Deus.

Finalizo — De nada adianta ler trocentos livros, absorver diversas teorias e aplicações filosóficas ou teológicas, ter conhecimento em diversas coisas ou áreas, se primeiramente não possuir uma educação elementar firme no caráter, não adianta estudar e não ter virtudes, pois do contrário só será mais um sabidinho ao meio de tantos, de nada adianta ter um universo de conhecimento na cabeça e não compartilhar com os demais, não contribuir para o bem comum das pessoas, de nada adianta ser sabidinho e ser vaidoso, de achar que sabedoria é saber por saber, utilizar do conhecimento para humilhar os outros, para se aproveitar e se colocar acima dos demais.

Prefiro ser analfabeto a ter que ser arrogante por ter uma grande instrução intelectual; obviamente que desejo ser humilde e sábio ao mesmo tempo — o que é deveras possível, ademais, todo humilde é sábio, pois a sabedoria não se consiste apenas em ter conhecimentos; há muitas pessoas simples, que não possuem instrução alguma, que apenas usam da razão natural, que são muito mais sábias que muitos intelectualizados por aí.

Quanto maior a sabedoria de um homem ou de uma mulher, maior é sua humildade, pois quanto mais temos conhecimento, mais sabemos que não sabemos, mais vemos o quanto somos pequenos e necessitamos de Deus e dos outros, em nossas vidas.

Glória a Deus! Salve Maria Santíssima!

Comentários

Postagens mais visitadas