Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Da formação e desenvolvimento do Homem, a crise da virilidade de nossos tempos e outros assuntos

Da formação e desenvolvimento do Homem, a crise da virilidade de nossos tempos e outros assuntos. Por: Vinicius Martinez
Introdução.

Se podemos dizer que há um período na História Humana onde o Homem deixou de entender a si mesmo, esse período é o nosso. Vivemos num mundo desenvolvido tecnologicamente, mas precariamente os homens que participam desses tempos, não acompanharam o avanço das técnicas que por eles mesmos foram desenvolvidas.

É fato que vivemos numa sociedade apóstata que abandonou a Verdade e que se rendeu ao Liberalismo em todos os seus aspectos, o que por sua vez deu forças ao modernismo na religiosidade, assim como pavimentou a civilização ocidental para experimentar as tenebrosas revoluções sangrentas do século XX.

Por sua vez, nessa breve introdução, cito que o triunfo da tão má compreendida ideologia feminista, que embora muitos falem dela, não sabem que a mesma não é só uma simples demência do que chamamos de "Mundo Moderno".

Parafraseando a afirmação do Dou…

Podemos fazer o que quisermos?


Podemos fazer o que quisermos?
 
De: Vinicius Martinez 
 
T - Primeiro se discute assim: Parece que somos livres, logo podemos fazer o que quisermos.

P - Ademais. -- Deus nos deu o livre arbítrio, logo podemos fazer o que quisermos.

S - Ademais. -- Ser feliz é ter liberdade para fazer tudo o que quisermos e isso significa que temos de seguir nossos gostos.

Respondo a T: De fato somos livres, Deus nos deu o livre arbítrio que é um mecanismo que permite a decisão, pois em nossa alma, possuímos a potência intelectual e também a vontade. O intelecto é quem orientará a vontade, pois a vontade é cega. Contudo isso não significa que podemos fazer o que quisermos, pois nem tudo o que desejamos fazer é correto, pois Deus quer que o correto seja feito, pois ele quem criou a estrutura da realidade, donde o certo é o certo, e o errado é o errado e cabe a nós escolhermos o certo, para nosso bem.

Respondo a P - Deus nos deu o livre arbítrio para que livremente possamos ama-lo, pois se Deus não concedesse o mecanismo do livre arbítrio, não poderíamos amar a Deus de forma verdadeira, pois o amor é racional: é uma escolha. Mas afinal o que é liberdade? A liberdade é o bom uso do livre arbítrio, quando fazemos tudo orientado conforme a vontade de Deus, somos verdadeiramente livres, pois Deus sabe o que é bom para nós. Já com o livre arbítrio orientado para coisas que não são da vontade de Deus, que é o caso de nossas decisões egoístas e soberbas, utilizamos dessa faculdade de maneira errada, e então entramos na escravidão que é o contrário de ser livre.

Ademais. -- A Suprema Liberdade se consiste em utilizarmos o nosso livre arbítrio que é dado por Deus, escolhendo sempre o que Deus deseja, pois ele como nosso Pai Supremo, sabe o que é bom para nós, e não nós que sabemos o que é bom. Estamos limitados ao que vemos e sentimos Deus não está limitado a nada, ele é infinito e supremo. E foi quem te criou, portanto sabe o que é bom para todos nós. Somos semelhantes a Deus, pois somos livres, para escolher.

Objeção ao Livre Arbítrio: Se temos que fazer apenas o que Deus quer, então não há liberdade.

Respondo à Objeção - De maneira alguma isso invalida a liberdade concedida ao homem, pois o Homem tem a capacidade sim de optar pela desordem, enquanto também pode optar pela ordem, a escolha depende do julgamento de cada um, no entanto, todas as escolhas possuem consequências, se o Universo inteiro foi criado por Deus e ele estabeleceu Leis, isso significa que quando alguém rompe com essas leis, o caos se instala, não por causa de Deus, mas por causa da criatura que optou pela desordem. A criação de Deus não é ruim. Liberdade é diferente de Libertinagem.

Ademais. -- O Corpo Humano foi desenvolvido para suportar até um certo ponto de comida, no entanto, alguém saudável mas que é guloso, come mais do que deveria, e em seguida, essa pessoa: passa mal, quer dizer que a criação de Deus é falha? De maneira alguma, a sua criação é harmoniosa, no entanto, a pessoa que passou mal, optou por atender suas vontades fora de controle e tal escolha e descontrole, gerou a desordem de seu organismo que foi projetado para suportar até um limite de comida.

"Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma." 1 Coríntios 6:12

Comentários

Postagens mais visitadas